COMO FOI O CULTO DE TOMÉ:

A Comunidade Luterana de Itoupava Central realizou o Culto de Tomé, dia 03 de junho na Igreja do Salvador. Muitos membros participaram do culto.
As várias estações colocaram os presentes no culto para reflexão, perdão e louvor a Deus.

O Culto de Tomé nasceu em Helsinqui, capital da Finlândia, no final dos anos 80, após uma evangelização que reavivou comunidades e despertou muitas pessoas para uma vida de fé. A celebração foi chamada de “Culto de Tomé”. Tomé é o discípulo de Jesus que teve dúvidas acerca da ressurreição de Cristo. Ele precisava de algo mais do que unicamente o testemunho falado, precisava ver e tocar em Jesus para poder crer. Estas dúvidas e necessidades de Tomé também estão presentes em nossa realidade atual. O culto de Tomé visa responder a elas através de uma celebração mais envolvente, significativa e simbólica. Ele nos ajuda a experimentarmos comunhão com Deus não só pela audição, mas também pela visão, olfato, paladar e tato.

O Grupo de Casais “Girassóis” preparou e ornamentou a Igreja com várias estações para orações pessoais e intercessões. Foram utilizados alguns símbolos como pedras, mapas, velas, papéis. Também se celebrou a ceia do Senhor. Todo o culto foi acompanhado com músicas e hinos tocados por uma equipe de música (Elisiana Klabunde, Sabyne e Melyssa Georg,  sob a coordenação do regente Marciel Döring da Paróquia de Itoupava Central). O culto tem tocado profundamente a espiritualidade, causando emoção e trazendo forças para vida de todos.

Também neste culto, o casal Reinwaldo e Nadir Reinhold receberam a benção pelas Bodas de Rubi – 40 anos de casamento, proferida pelo Pastor Mauri Schlösser. Além disso, tivemos as proclamas de bodas de ouro do casal Werner e Karin Volles, que será realizado no dia 23 de junho de 2012.

Ao final do culto, cada participante recebeu a unção. A unção com óleo lembra que sobre a nossa vida está o grande "Sim" de Deus.  

Já no lado externo da igreja, os presentes cantaram o hino: As minhas mãos estão cheias de tuas bênçãos; enquanto eram incinerados os papéis das orações escritas pelos presentes na Estação das Intercessões. Com este gesto, encerrou-se o “Culto de Tomé”.

Veja abaixo as fotos do Culto de Tomé.

O Presbitério da Comunidade de Itoupava Central convida você e sua família para participarem do próximo culto na Igreja do Salvador, dia 10 de junho de 2012, às 9 horas. Este culto terá a apresentação dos confirmandos do 2º ano.

Muita gente presente no Culto de Tomé.

A Estação das Orações Individuais e A Estação da Confissão de Pecados.

A Estação das Orações pelo Mundo.

A Equipe Musical durante o culto:
Da esq.p/direita: Marciel, Elisiana, Sabyne e Melyssa.


 A Estação da Oração pelo Mundo:
Neste local, os participantes oram pelo mundo e acendem uma vela.


Da esq. p/direita: Rita, P. Mauri, Alcides e Shirley
conduziram a celebração da ceia do Senhor.


Bodas de Rubi: O casal Nadir e Reinwaldo Reinhold receberam a benção 
pelos 40 anos de casamento do Pastor Mauri Schlosser.


 A unção com óleo representa o "SIM" de Deus sobre a nossa vida.


Os participantes receberam a unção com óleo.


A Equipe Musical conduziu o hino: As minhas mãos estão cheias de tuas bençãos, 
na saída da Igreja.


A incineração das orações escritas, na Estação das Intercessões.

Na parte externa da Igreja, os participantes acompanharam a incineração.