OLHE SÓ QUE ELOGIO!

Tu é meu Filho querido e me dás muita alegria.   (Lucas 3, 22b).

Jesus se deixou batizar. A cena do seu batismo no rio Jordão não é estranha. Quando menino, eu tinha um quadro na parede do meu quarto onde se via esse momento retratado com grossas nuvens ao fundo e, mais à frente, a pessoa de Jesus com olhar sério, sendo batizado. 

Essa imagem sempre prejudicou minha compreensão daquilo que os evangelistas quiseram transmitir. Sempre imaginei a voz de Deus sendo ouvida como se ouvem locutores em estádios de futebol: "Tu ésssss meu Filho amadooooooo!"

Os evangelistas são mais cautelosos. Lucas reparte informações repassadas via oral. Pouquíssimas pessoas tiveram o privilégio de testemunhar a interação de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Elas só viram o Pai colocando-se ao lado do Filho, que tinha cerca de 30 anos de idade. Qual é o filho que não gostaria de ouvir palavras tão boas da boca de seu pai: "Gosto do seu jeito como tu te desenvolves! Estou orgulhoso de ti!" Deus afirma que o homem que está sendo batizado é seu Filho. Só esse conteúdo é verdadeiramente importante!

E a pomba, esse símbolo do judaísmo? Não precisamos logo imaginar que um pássaro desceu do céu e pousou sobre a cabeça de Jesus. Talvez seja apenas um simbolismo usado pelo evangelistas para deixar claro que o Espírito Santo desceu sobre Jesus como uma pomba pousa sobre um galho. Marcos escreve que Jesus viu o Espírito descer sobre ele "na forma de uma pomba". Essa informação não diminui a mensagem, pois não cremos na pomba, mas na Palavra de Deus. Isso nos basta!

Oração: Senhor! Não permitas que percamos o foco. Tu viste até nós e, por isso, não estamos sós. Não permitas que nos assombremos com mensagens que fogem daquilo que verdadeiramente é a essência da tua boa nova. Amém!

Transcrito do Livro Castelo Forte - Meditações Diárias
Pastor Renato Luiz Becker
05 de Janeiro de 2013.