HARMÔNIO DA IGREJA DO SALVADOR É RESTAURADO:

O harmônio da marca Mannborg fabricado em Leipzig, na Alemanha, em 1906 é uma das mais renomadas marcas fabricadas e premiadas de harmônios.

É um instrumento especial pois tem recursos semelhantes a um órgão, ou seja, tem vários registros selecionáveis que emitem diferentes sons como por exemplo: clarinete, fagote e outros instrumentos. 

Este instrumento está servindo a Comunidade de Itoupava Central há mais de um século. No início dos anos 30, a Frau Pastor Pritzbuer ensinou a então menina de doze anos Maria Kemmelmeier nascida Liesenberg a tocar o harmônio.

Aos treze anos tocou pela primeira vez numa celebração de culto na Comunidade Evangélica de Itoupava Central. E isto durou sessenta e cinco anos. Também a Frau Pastor Spellenberg e a Frau Pastor Lonni Kinas tocaram o harmônio. 

Sensibilizada com a sua desativação, sem ouvi-lo por mais de uma década, como descendentes de fundadores desta Comunidade, a senhora Ingelore Liesenberg entrou em contato com o senhor Karl Rieschbieter que foi o mecenas que altruisticamente custeou o restauro no valor de R$ 5.000,00, restaurado na Oficina de Pianos Dittrich Ltda.

Que este harmônio possa servir em momentos de louvor a Deus, nesta Comunidade, por mais um século.


Por Ingelore Liesenberg

Inscrição no harmônio Mannborg

O ano de fabricação


Os irmãos Dittrich durante a instalação do harmônio

A organista Juliana L. Furlani com os irmãos Dittrich,
responsáveis pela restauração do harmônio.

Sr. Karl Rieschbieter presente na instalação do harmônio restaurado.


Fica o convite para o culto de reinauguração do harmônio na Igreja do Salvador, da Comunidade Evangélica de Itoupava Central, no dia 03 de março de 2013, às 19 horas.

Venha e participe desta história em nossa Comunidade Evangélica de Itoupava Central.