UM BOM INVESTIMENTO! NÃO LAMENTE O PREÇO!...

Aconteceu no domingo, dia 17 de março de 2013, na Igreja do Salvador mais um culto de louvor na Comunidade de Itoupava Central.

Na sua mensagem, o Pastor Renato refletiu sobre o texto bíblico de João, conforme segue abaixo, na íntegra. Aprecie!

Outro dia li o que a redatora de um jornal escreveu no primeiro parágrafo para uma reportagem sobre perfume: “Milhares de flores morrem para que alguém se volte quando você passa. Pense nisso quando comprar um perfume – não lamente o preço.” Não lamente o preço... Houve uma ocasião em que os discípulos lamentaram o preço... Ouçam o texto de João 12.1-8...

1 - Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. 2 - Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3 - Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. 4 - Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: 5 - Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres? 6 - Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela. 7 - Então Jesus respondeu: - Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. 8 - Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.

Derramando Perfume

Você pensa em comprar um perfume caro? Já entrei em perfumarias onde um pequeno frasco de perfume pode custar o equivalente ao salário anual de um trabalhador. O texto bíblico sobre o qual nós estamos nos debruçando fala de tal perfume. Na época de Jesus, um litro do perfume com o qual a Maria perfumou os pés de Jesus correspondia ao salário anual de um trabalhador comum (João 12.05; Mateus 20.2). Este óleo com o qual Maria ungiu Jesus era retirado de uma planta chamada “nardo”, que ainda hoje cresce na região do Himalaia. A careza da sua importação se devia ao longo caminho entre a Palestina e o Himalaia.

Os discípulos de Jesus que testemunharam aquela unção balançaram a cabeça demonstrando claramente a sua desaprovação. Judas, representando a sua turma, até ousou dizer: - Ô Pessoal! Isso aí não está certo... Nós poderíamos vender este óleo no mercado por umas 300 moedas de prata e, depois, doar toda a “grana” para as pessoas pobres. (João 12.5) Jesus ouviu aquela palavra e se colocou ao lado da Maria dizendo: - Deixem a Maria em paz! Ela apenas antecipou a unção para o meu funeral! (7). Gente querida! Jesus sabia que Judas era um ladrão (6), e que, em poucos dias, viria a traí-Lo. (João 13.2 e 21)

Nos dias de hoje nós somos muito cuidadosas; muito cuidadosos na aplicação do nosso dinheiro. Nós sempre o aplicamos lá onde ele vai gerar lucro. Ao derramar o caro perfume nos pés de Jesus, Maria não estava preocupada em fazer um investimento que lhe desse alto retorno. Nada disso! Ela só queria dar a honra que Jesus, no seu entender, merecia. Ela fez aquele gesto movida por gratidão; por amor. Porque ela era grata a Jesus? Ora, porque Ele a tinha presenteado com vida digna, depois de livrá-la da tortura de vários demônios (Lucas 8.2). Também é provável que ela já estivesse intuindo a morte de Jesus e, assim, aproveitou a oportunidade para agradecer-Lhe com tudo o que tinha de uma forma prática; plástica.

O feito da Maria é um pequeno exemplo daquilo que Deus, o nosso Pai, fez por nós quando permitiu que Seu Filho morresse na cruz para nos salvar da morte eterna (João 3.16; Romanos 8.32). Deus já sabia de antemão que muitas pessoas rejeitariam a Sua oferta. Quem crê em Jesus Cristo recebe o perdão e a vida eterna. Foi por isso que Deus sacrificou o Seu mais Precioso Bem em favor de nós: Seu próprio Filho. Não é impressionante?!

Conclusão

Deus não sonha com mais nada, a não ser que aceitemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador; que nos deixemos preencher do Seu Amor e que, ao mesmo tempo, repartamos deste amor com quem se encontra próxima; próximo de nós. Maria repartiu do seu amor derramando o óleo caríssimo nos pés de Jesus. Derramemos nós também das nossas primícias sobre os pés; sobre as cabeças das outras; dos outros. Perfumemos as pessoas que estão do nosso lado, a partir de atos reais, com a fragrância que brota da nossa relação com Deus. Amém!



Pastor Renato Luiz Becker. 

Marciel no teclado... 

 Foi apresentado pela mãe, o novo membro da Comunidade.

Pastor Renato realizou o batismo do Leandro Trettin. 

Pastor Renato durante a prédica. 

... Emília e Rita nas flautas. 

Durante o batizado... 

 ... de Leandro Trettin.



A Comunidade reunida durante o culto.