ACOMPANHE A PRÉDICA DO PASTOR RENATO NO CULTO DE 14 DE ABRIL:

Aconteceu no dia 14 de abril de 2013, na Igreja do Salvador da Comunidade de Itoupava Central, a celebração de culto com apresentação das confirmandas e dos confirmandos do primeiro ano.

Sob a coordenação do Pastor Renato Luiz Becker, o culto foi muito importante para os presentes. Citou a importância do trabalho das senhoras Helga Knaesel e Asta Muller que são as professoras do primeiro ano.

A seguir, leia a prédica do Pastor Renato:

Viver como Filhas e Filhos da Luz!

1 João 1.5-2.6

Querida Comunidade! Queridas Confirmandas! Queridos Confirmandos!...

A pequena estatura de Zaqueu não o impediu de ver; de entender o que Jesus dizia no meio da multidão. Ele, usando da sua inteligência parou de trabalhar por um instante e “estacionou o seu carro” no meio do movimento; subiu na amoreira para ouvir Jesus. Vocês também estão fazendo isso no Ensino Confirmatório...

# Projetar a figura de uma Placa indicativa de Estacionamento...

Nossos Encontros do EC se parecem com um Lugar de Estacionamento. Neles deixaremos de nos envolver com mães; pais; professoras e professores. Neles faremos uma parada; desligaremos o nosso “motor interior” para encontrarmos Jesus. Neles experimentaremos comunhão e amizade. Sim, vocês são especiais para nós e para Deus; vocês fazem parte dessa Comunidade Cristã e nós vamos viver dois anos de parada aqui no EC; vamos participar dos Cultos; vamos nos envolver com os temas da Igreja Cristã. Ouçam só o recado que João nos dá: 1 João 1.5-2.6 - Batismo, Santa-Ceia, Comunidade, Vida e Luz são questões importantes para a vida de uma pessoa batizada. É para entendermos estes assuntos que estacionaremos a nossa pessoa no EC...

# Projetar figura de uma Placa indicativa de dois caminhos...

Luz e escuridão. Na vida a gente faz perguntas para depois tomar boas decisões. Qual o caminho certo? Às vezes só existe um caminho que leva à luz. Se fizermos o que Jesus nos pede, estamos no bom caminho. Viver como Jesus viveu; curar doentes; fazer com que os cegos vejam; oportunizar vida digna às pessoas com deficiência física; semear esperança lá onde as pessoas se mostram entristecidas; seguir em direção às pessoas pobres e fracas; confiar em Deus e até colocar a “boca no trombone” quando percebermos pessoas sendo marginalizadas e ou sofrendo bullying – tudo isso se aprende no EC...

# Projetar figura de uma placa indicativa de Caminho Preferencial...

Quem ouve a voz de Jesus Cristo, dá testemunho do amor de Deus. Testemunhar tem a ver com amar; cuidar do outro; dar preferência a quem vem vindo ao lado; prestar atenção nas pessoas que caminham conosco... Será que elas vão se atravessar na nossa frente? Testemunhar é ocupar-se com as pessoas; é olhá-las com olhos de ver; é dar preferência para que até nos ultrapassem. O caminho está livre? Ah, então pise no acelerador. Ele está bloqueado? Dê a preferência! Isso é amar o próximo. Somente as pessoas prestativas; as pessoas que ouvem as instruções de Jesus é que amam. A fé nos ajuda a levarmos as outras pessoas em conta. Amem as pessoas que cruzam por vocês, não importa quem elas sejam.

# Projetar a figura de uma placa indicativa de uma rua sem saída...

Há ruas sem saída. São comuns os caminhos que levam a lugar nenhum. A gente chega ao beco sem saída e quer seguir adiante, mas não dá. Que bom! Na comunhão com Deus, nós temos a chance de admitir o erro, mesmo que tenhamos andado muito tempo no mesmo. Nós sempre podemos retornar à Igreja, mesmo depois de termos virado as costas para ela. Zaqueu percebeu isso. Ele disse para si: Puxa vida! Entrei num beco sem saída com minha vida, com meu trabalho e comigo mesmo. Foi nesse momento que Jesus se auto-convidou para lhe fazer uma visita. Em Deus não existem becos sem saída!

# Projetar uma última placa de Sinalização: Pare!

Pare! Eis a placa de sinalização mais importante. Acalme-se! Estacione e reflita sobre o caminho percorrido; que vais percorrer. Interrompa sua viagem. O Culto quer ser uma espécie de placa como essa. Pare! Tome tempo! Fique à vontade! Feche a sua boca e desligue o seu telefone! Ouça o que Deus te fala ao coração! É bom parar! Pare uma hora por semana! Quem não pára corre o risco de sofrer acidentes. Fale com Deus e ouça as Suas boas ideias! Silencie! Preste atenção nas coisas que se movem e também nas coisas que você faz mover! Nós necessitamos parar, especialmente no Culto de Domingo. Nós vamos aprender a parar nos encontros de EC. Vocês, mães; pais; responsáveis e Comunidade, aprendam a parar! Paradas diante de Deus sempre fazem bem. Deus enviou o Seu Filho ao mundo para que pudéssemos viver por meio Dele. É por causa Dele que estacionamos o nosso carro; que fazemos pausas internas. Deus nos ama e quer nos acompanhar com o Seu amor durante toda a nossa vida. Então, parem! Deem graças a Deus que nos dá a Sua luz. Amém.

P. Renato Luiz Becker