PRÉDICA DO CULTO DE JUBILEU DE CONFIRMAÇÃO:


Jubileu de Confirmações!
Dia 07 de abril de 2013 – 09h      Salmo 139.5-14
 Introdução
A Bíblia descreve Deus como se Ele fosse uma pessoa. Ele é chamado de Pai e, às vezes, de Mãe e até sabe sorrir. Numa hora Ele se mostra zangado e ciumento, mas, de repente, extremamente amoroso. Lê-se na Bíblia que Deus pode errar e até mudar de pensamento. Que coisa!
Penso que se Deus fosse uma pessoa, Ele poderia morar aqui em Blumenau e torcer pelo Metropolitano. Isso mesmo! Se Deus fosse nosso vizinho, Ele também seria Fã das cores verde e branco. Sério! Gosto de ver uma torcedora; um torcedor sofrendo e lutando pelo seu time do coração; se alegrando com as vitórias, mas também se entristecendo com as derrotas.
Ah o Metropolitano... É um time de futebol que luta como ninguém para sair das Divisões de baixo. Imagino que muitas; muitos de vocês torçam para que ele se dê bem no Campeonato Catarinense. Será?
Agora acompanhem meu raciocínio: A Bíblia diz que Deus se parece conosco. Bem, então Ele também gosta de futebol; então Ele também se sente como uma das torcedoras; dos torcedores do Metropolitano. Sim, Deus se ocupa conosco; se interessa por nós e sabe se as nossas tristezas são oriundas da derrota; se as nossas alegrias são fruto da vitória. Somos desse jeito Deus é como nós somos!  
Olhem à sua volta. Quanta gente vivendo vida indigna, inclusive na Igreja. Sei de colegas no pastorado e também de Comunidades que estão adoecendo por causa de mesquinharias... Isso também acontece nas nossas famílias... Ora, mas se isso é verdade, então, tu e eu, nós estamos na Zona do Rebaixamento!
Gente querida! Deus se ocupa conosco; não larga da nossa mão; sofre com nosso “rebaixamento” e se alegra quando tiramos o “pé do barro”. Deus sempre foi, é e continua sendo o Torcedor n° 1 de ti e de mim, mesmo que não joguemos bem o “jogo” que Ele pensou que poderíamos jogar.   
O autor do Livro do Salmo 139 não consegue compreender Deus direito. Ele ora: 5 – Deus! Tu estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o Teu poder. 6 - Eu não consigo entender como Tu me conheces tão bem; o Teu conhecimento é profundo demais para mim. 7 - Aonde posso ir a fim de escapar do Teu Espírito? Para onde posso fugir da Tua presença? 8 - Se eu subir ao céu, Tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. 9 - Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, 10 - ainda ali a Tua mão me guia, ainda ali Tu me ajudas. 11 - Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; 12 - mas isso não adiantaria nada porque para Ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão. 13 - Tu criaste cada parte do meu corpo; Tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 - Eu Te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem.
Jubileu de Confirmação
O que festejamos hoje? Ora, o Jubileu de 25; 50 e 60 anos de Confirmação. A palavra “confirmação” vem da palavra latina “confirmare” e significa “afirmar”; “segurar”. Houve um tempo em que pensava que a “Confirmação” significava segurar-se Naquele no Qual eu tinha sido batizado; dizer “sim” para uma vida com Deus.
Queridas e queridos! Se isso fosse “confirmação” então nós nem estaríamos mais na segunda; na terceira ou na quarta Divisão – nós estaríamos fora do Campeonato. Acordem!... Nós, que participamos do Corpo de Cristo, jogamos na Primeira Divisão. Que pena que nem sempre estejamos com o time completo... 
A Confirmação é algo bem diferente. Nós não estamos festejando a nossa lealdade à Igreja e a Deus. Nós estamos festejando, isto sim, a incrível e inatingível lealdade que Deus tem para conosco. A “Confirmação de Fé” não é apenas segurar-se em Deus. É muito mais! É Deus quem nos segura; quem reforça aquilo que não conseguimos reforçar; quem enrijece Sua Aliança conosco; quem cumpre Sua promessa de nos segurar perto de Si.
Joguemos na Primeira Divisão do Corpo de Cristo. É ruim baixar estágios; não lutar para vencer como um esportista faz. Sim – é ruim – mas mesmo assim. Deus não nos “deixa na mão”. A Bíblia diz que 5 – Ele está em volta de nós, por todos os lados; que Ele nos protege com o Seu poder. 6– É difícil entender como Deus nos conhece tão bem; sim, porque o Seu conhecimento é profundo demais para nós.
Neste Momento de Culto nós estamos festejando esse Deus incompreensível, esse Fã que nos acompanha através da vida e que, mesmo na morte, não nos esquece. O salmista fica pasmo: 8 - Se eu subir ao céu, Tu lá estás; se eu descer ao mundo dos mortos, lá estás também.
Gente querida! Deus tem Sua Igreja; o Seu “time na mão” e sempre se ocupa no sentido de que tenhamos ânimo para “jogar”; confiança para correr e nos desgastar nos “gramados da vida”. É Ele, o nosso Grande Fã, que nos faz conscientes de que é bonito; de que é gostoso; de que vale a pena jogar o “Jogo da Vida” sob Sua Bandeira.
Conclusão
Sim! É Deus quem nos procura e nos promove as oportunidades para nos encontrarmos, assim como nos reencontramos aqui neste Jubileu. Então, juntas; juntos, alegremo-nos novamente com a vida. Hoje nós estamos festejando a vitória de Deus, não a nossa vitória; estamos festejando a vitória Daquele que nos presenteia com vida e honra. Nós não merecemos a taça que Ele nos alcança. Mesmo assim Ele nos dá a mesma. Somos do Seu Time e Ele é nosso Fã. Aceitemo-nos como filhas e filhos de Deus e, juntos, oremos com o salmista: - Eu Te louvo Ó Deus porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Amém!

Pastor Renato Luiz Becker