RELEMBRANDO O CULTO DE PÁSCOA...

Madrugada de domingo de Páscoa, dia 31 de março de 2013, foi diferente no "Morro da Igreja".

O Pastor Renato desafiou algumas pessoas da Equipe dos Casais "Girassóis", para assar um cordeiro, sem sal, mas com ervas amargas.

Lá estavam na primeira hora de domingo, os srs. Frederico Carlos Hensel, Ivens Arion Pagel, Zidinei Moreira e claro, o Pastor Renato Luiz Becker; começando a fazer o fogo para assar o cordeiro. As horas foram passando e o pessoal chegando a partir das 5 horas da manhã do domingo de Páscoa.

A Equipe de Liturgia e os Casais Girassóis deram as boas vindas para aqueles que vieram celebrar este Momento Especial da Páscoa, ou seja, celebrar a passagem da morte para a vida em Jesus, relembrando a vitória da vida.

A prática da Vigília Pascal é muito antiga. O Povo Judeu, muito antes dos cristãos, já celebravam sua Vigília Pascal, na qual cantavam salmos e comiam, entre outras coisas, ervas amargas e um cordeiro. Esta tradição continua até nos dias de hoje. Neste ato eles relembram o tempo duro da escravidão e a grande e formidável dádiva da libertação do Egito que receberam do Senhor.

Hoje, nós celebramos a Vigília Pascal Cristã. O que nós comemoramos é a grande e formidável dádiva de Deus, seu Filho Jesus, o qual viveu, morreu e ressuscitou, e, assim nos trouxe a vida e a reconciliação com Deus.

A celebração deu-se em cinco passos básicos: 

1) Os presentes experimentaram um pedaço da carne de cordeiro assada e temperada com ervas amargas; 

2) A partir do "fogo novo" através de uma fogueira, o "Círio Pascal" foi aceso e a Comunidade seguiu em procissão no caminho de luz até a porta do templo da Igreja do Salvador, cantando hinos sob a coordenação da Juventude Evangélica; 

3) A celebração da Palavra foi outro momento importante, onde houve as leituras das passagens bíblicas de Gênesis 1.1-5, 26-28a, 31a. A segunda leitura de Êxodo 13. 17 - 15a. Após estas leituras, houve a preparação do altar com os símbolos litúrgicos e os paramentos do domingo de Páscoa, que lembram o tempo da ressurreição. As velas sobre o altar foram acesas; os sinos anunciaram a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos hinos a comunidade presente cantou em conjunto com o Coral Misto da Comunidade de Itoupava Central. A aclamação do Evangelho através das leituras bíblicas em Lucas 24 - 1 a 12 e Romanos 6 - 3 a 11.

4) A celebração da Reafirmação do Batismo também foi um compromisso assumido diante de Deus quando de nosso batismo, onde muitas vezes nos desviamos do caminho, por isso, reafirmar o compromisso com a vida, arrependidos diante de Deus.

5) A celebração da Ceia do Senhor sempre é marcante e a comunidade participou atentamente.

Após a celebração do culto, as pessoas se dirigiram ao Centro Evangélico Luterano, onde aconteceu o Café Comunitário entre os presentes. Houve muita comunhão! Valeu!!!

O assado sendo cortado. 


A fogueira, simbolizando o "fogo novo". 

 O caminho de luz.

A Comunidade reunida em torno da fogueira. 

Pastor Renato falando aos presentes.  

As pessoas experimentando a carne de cordeiro. 


Pastor Renato e o Regente Marciel.

Sr. Waldir Voigt conduziu o Círio Pascal até o templo. 

A procissão da luz até a porta do templo. 


A JEIC conduziu o canto no caminho de luz. 


Pastor Renato dando as boas vindas em frente ao templo. 

Já dentro da Igreja do Salvador, sob a luz de velas. 

A Comunidade presente. 

O Coral Misto da Comunidade de Itoupava Central. 

O altar com os símbolos litúrgicos e paramentos. 

O abraço com a mensagem "Cristo ressuscitou". 

 O momento da reafirmação do batismo.




 Pastor Renato na liturgia da Santa Ceia.

O "Círio Pascal". 

 A comunhão da Santa Ceia.



No Café Comunitário, após a Celebração do Culto.