CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES É COMEMORADO COM ENCONTRO PAROQUIAL DAS OASEs:

Aconteceu no dia 08 de maio de 2013, o encontro das OASEs das Comunidades que compõem a Paróquia  de Itoupava Central, no Centro Evangélico Luterano da Comunidade de Itoupava Central. Os grupos das OASEs Elizabeth (língua alemã e a mais antiga) e Esperança da Itoupava Central; Lídia (língua alemã) e Trindade da Tatutiba I e a OASE Carolina do Ponto de Pregação da Estrada Carolina (Gaspar), celebraram juntas este dia tão marcante como mães.







No total, 130 mulheres estiveram presentes no encontro, onde o Pastor Mauri Schlösser trouxe a reflexão para este dia.


Ao final do encontro, as mulheres se confraternizaram com um gostoso café comunitário.






Abaixo, acompanhe a reflexão do Pastor Mauri Schlösser:

Dia das Mães
Podemos iniciar perguntando, formando um diálogo: O que é uma mãe?
©      Uma mãe é a alma da família.
©      É um presente de Deus.
©      A mãe presenteia a mim e a todos da família proximidade e segurança.
©      Ela me dá proteção e apoio quando eu estou com medo.
©      Ela me toma em seus braços, quando eu estou triste e choro.
©      Ela fica comigo quando eu estou com medo. Ela me conforta e me encoraja.
©      Ela confia em mim e me dá bons conselhos na hora certa.
©      Ela me entende. Ela me escuta com os ouvidos e com o coração.
©      Ela me acaricia com ternura e coloca curativo nas minhas feridas.
©      Ela perdoa as minhas falhas e me ama apesar de tudo.
©      Uma mãe é uma dádiva. Obrigado, meu Deus, pela mãe, que tu me deste.
©      Obrigado, meu Deus, por todas as mães que estão aqui. Obrigado por todas as mães que falam de ti, que participam e ajudam nos grupos de OASE em nossa Paróquia.

Reflexão sobre o Dia das Mães

Dia das Mães é um dia de lembrança, de recordação. É um dia para pensar nas mães, em nossas mães, é um dia de gratidão.
Eu penso que cada pessoa tem ou teve uma mãe que a alimentou, que a carregou, que a amou! Graças a esse amor, cuidado e atenção nos tornamos o que somos. Lembrar-se deste amor que recebemos de nossa mãe, tê-lo presente e agradecer a ela por isso, é algo fundamental, muito importante. Porque ninguém veio para o mundo sem uma mãe.
Certamente as mães merecem um dia especial de honra e gratidão. Porque no dia a dia em casa e no trabalho familiar é certo que dificilmente elas recebem a gratidão e o apreço merecido. Por isso é bom que as mães recebam, ao menos neste dia, agradecimento e apreço.
Aqui faço uso de uma palavra do profeta Isaías, na qual Deus diz: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei.
O amor de Deus é maternal, como quando uma criança encontra abrigo com sua mãe e descansa feliz.
“Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. Vós o vereis, e vosso coração se alegrará.” (Isaías 66.13-14a)
Até hoje ainda estamos mais acostumados a falar de Deus como Pai, Senhor, Todo-Poderoso. Mas Deus também e acima de tudo é alguém que consola, que pode consolar e confortar como uma mãe.
E eu penso que a maioria das mães entende muito bem o que isso significa: levar a criança inconsolável em seus braços, pressionando a cabeça firmemente sobre o peito, acariciando com as mãos ternas o cabelo e o rosto, talvez ainda usando palavras gentis, esperando com paciência e cuidado que o dilúvio de lágrimas diminua e que a criança sinta: tudo vai ficar bom de novo. Quantas vezes vocês, queridas mães, já fizeram isto.  E o profeta Isaías nos diz: exatamente assim é Deus. Como uma mãe amorosa e reconfortante, ele está ai para nós e nos mantém.
Que bom! Isto também é uma indicação importante de que nas ações de mães Deus está trabalhando, gerando cura e vida. No dar a vida, no amor materno e na fidelidade repousa a bênção de Deus.
Não se trata unicamente de nós e da nossa força. O que excede a nossa força, podemos colocar nas mãos de Deus que sempre cuida de nós como uma mãe dos seus filhos.
Será que pode haver uma tarefa mais importante que ser mãe?
Todos nós aprendemos a fé com nossa mãe, quando ela de noite orava ao lado da cama conosco, quando ela nos falou pela primeira vez de Deus.
Quando as mães oram - milagres podem acontecer! Quando as mães oram - o plano de Deus pode acontecer na vida dos filhos e filhas! Quando as mães oram – elas mesmas recebem consolo e força!
Portanto, é bom que, pelo menos no Dia das Mães todos se lembrem, mais uma vez, o que devem à sua mãe.
Bondoso Deus, nós te agradecemos pela mãe que tu nos destes. Recompense-a por todo o esforço e trabalho, e deixe-nos não somente hoje ser gratos por isso. Também não nos deixe fazer apenas reivindicações, exigências, para nossas mães, mas conceda-nos a boa vontade para ajudá-las. Tu conheces os problemas e preocupações de nossas mães. Ajude a todas as mães que são abandonadas por seus filhos e filhas ou que são deixadas sozinhas num lar de idosos. Também ajude a todas as crianças que não têm mais mãe. Amém.
Quero aqui ainda registrar o voto a minha mãe, que também se estende a todas as mães que aqui estão:
Mãe, teu dia é todos os dias.
Mas hoje, segundo domingo do mês de maio, é dia especial para te homenagear, para te agradecer pela vida que tu me destes, pelo amor e pelo cuidado que tens comigo todos os dias.
Aceita o meu muito obrigado neste dia dedicado a ti.
Parabéns e feliz Dia das Mães.
Pastor Mauri Schlösser

Lembrança para as participantes do encontro paroquial.