DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: VALE REFLETIR...


Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Muitos de vocês devem ter percebido que andou faltando água em muitos bairros de Blumenau. Ironia do destino? A água é um elemento básico no mundo. Dela dependem as pessoas, os animais, toda a Criação. Nós, aqui no sul do Brasil, ainda não temos problemas neste sentido. É só abrir a torneira e a água já jorra sempre clara e fresquinha. 

Nós não só usamos essa água para beber e cozinhar. Também tomamos banho com ela; lavamos a louça e a roupa com ela; esfregamos o chão, limpamos o carro e também o banheiro com ela. Passa pela nossa cabeça que uma em cada seis pessoas não tem acesso à água potável no mundo; que muitas pessoas precisam caminhar quilômetros até chegar a um recipiente, onde podem coletá-la para levá-la para casa?

Pior que a falta da água pura é a distância que muitas pessoas se encontram de Deus, o Criador. A humanidade tem se afastado mais e mais de Deus. Poucos ainda perguntam sobre a sua origem e a maioria das mulheres e dos homens já se deixa persuadir de que são um produto do acaso e de que não tem outro propósito na vida do que procriar a fim de preservar a espécie. Tal crença pode secar a alma. Daí que não é à toa que muitas pessoas se apegam aos bens materiais; que muita gente procure a sua sorte aqui e agora e não pense mais no futuro. 

O profeta Isaías pergunta ao povo de seu tempo: "Por que vocês gastam o dinheiro que vocês suaram para ganhar com o “pão” que não mata a fome? Ouçam a Mim e façam o que Eu lhes digo; daí então vocês experimentarão a saciedade. Ouçam-me! Aceitem as minhas instruções e vocês viverão! (Isaías 55.2-3)

E nós hoje? Quantas vezes nos damos por satisfeitos com as ofertas superficiais que nos são oferecidas? Gente querida! Estas “pequenas ofertas” não podem nos manter vivos em longo prazo. É por isso que o nosso Criador nos oferece outra Proposta de Vida. Ele mesmo veio até nós como homem para satisfazer nossa fome de verdadeira realização. Ele disse: “Aquele que crê em Mim nunca terá sede e aquele que crê em Mim já tem a vida eterna" (João 6.35 e 47)

Esta oferta é um presente valioso e diz respeito a todas as mulheres e a todos os homens. Nós não precisamos pagar por isso, porque Jesus já o pagou por nós. A graça de Deus não é barata. Ela é mais preciosa do que a água e, mesmo assim, é gratuita!

Pastor  Renato Luiz Becker