SEMINÁRIO ABORDA TEMA: VIDA, PERDAS E MORTE

Não passamos ilesos...

É assim que não passamos ilesos; que sofremos com as perdas que nos surpreendem ao longo da nossa vida. É notório que, ainda hoje, falar sobre a morte continua sendo um tabu em nossas famílias, em nossas Comunidades e na nossa Sociedade. Foi em vista disso que trabalhamos o tema “Vida, Perdas e Morte” no Seminário que aconteceu em Rodeio 12 nos dias 08 e 09 de junho de 2013. O referido evento foi assessorado pela P. Vera Cristina Weissheimer de Joinville (SC).

A assessora enfocou o valor que devemos dar à vida e emendou perguntando: - Afinal, de quem é a vida? Entremeio ao diálogo que se seguiu, abordamos assuntos que diziam respeito ao luto antecipado da família versus a solidão e o luto que o paciente que está se despedindo/morrendo sofre. Em muitos casos, a família sofre luto antes mesmo de o ente querido ir a óbito. Ora, esta situação pode levar familiares as experimentações das mais variadas doenças - frisou a assessora, sempre com grande conhecimento de causa.

Segundo a Pastora Vera, o assunto morte precisa fazer parte nos nossos diálogos familiares. Porque isso deve ser assim? Simples, porque ela faz parte da nossa vida. Uma das perguntas que, no Seminário, sempre de novo nos motivou foi: - O que há de vir após a nossa morte? Nós, cristãs e cristãos, cremos na ressurreição.  A Palavra de Deus é clara quanto à ressurreição após a nossa morte - sublinhou a Pastora.

Todas; todos os participantes avaliaram o nosso 2° Seminário Intersinodal de Formação Contínua do Curso Vida no Limiar da Vida como sendo uma excelente oportunidade de capacitação para melhor acompanhar doentes e seus familiares na área da visitação hospitalar e domiciliar. A comunhão e a troca de experiências entre as pessoas participantes dos três Sínodos (Sul Catarinense, Norte Catarinense e Vale do Itajaí) foi um dos pontos altos, segundo a avaliação do grupo.

De nossa Paróquia de Itoupava Central estiveram presentes as senhoras Crista Voigt (Coordenadora do Grupo de Visitação da Comunidade de Itoupava Central), Helga Knaesel (Presidente da Paróquia de Itoupava Central) e Diácona Valmi Ione Becker.

A verdade é que saímos fortalecidas; fortalecidos na fé e no conhecimento. Sim, saímos com vontade de continuar servindo na área do acompanhamento a doentes terminais e seus familiares. A data do Seminário que realizaremos no ano de 2014 já foi agendada. O grupo se despediu com o gostinho de quero mais.

O Seminário foi realizado em parceria por três sínodos da IECLB:                             
Sínodos Norte Catarinense, Centro Sul Catarinense e Vale do Itajaí (SC)

Diácona Valmi Ione Becker