DIA DA REFORMA LUTERANA:

Dia da Reforma é um dia muito especial para a Igreja Luterana em todo o mundo. Por isso, participe do Culto Paroquial da Reforma neste dia 31 de outubro, na Igreja do Salvador da Comunidade de Itoupava Central, às 20 horas. 

Acompanhe a prédica do Pastor Renato Luiz Becker.

Introdução

Martin Luther protestou abertamente no dia 31 de outubro de 1517, em Wittenberg. Depois daquele dia, sempre no final do mês de outubro, a Comunidade Luterana de todo mundo festeja o Dia da Reforma. O que motivou esta Reforma? Ora, o fato da Igreja da época tentar fazer negócio com o perdão dos pecados. 

Fé e Dinheiro

Para Martin Luther o ato de tentar conquistar o perdão de pecados com dinheiro era algo abominável. Foi esse jeito de pensar que minou suas relações com Igreja Católica da época. Enquanto os anos se passavam, mais e mais pessoas; mais e mais comunidades e até cidades inteiras aderiram a esta nova idéia: Não se pode comprar o perdão dos pecados com dinheiro. Observem que Luther não objetivava a criação de uma nova Igreja. Ele só queria discutir melhor esse assunto; desafiar as lideranças eclesiásticas a repensarem suas atitudes. 

O protesto de Martin Luther se baseia na Bíblia. Para ele Deus não podia ser comprado; ninguém podia comprar o amor, o perdão e as bênçãos de Deus com o próprio esforço, com boas obras, com dinheiro. “Quem paga muito ganha o melhor lugar no céu!” Para fazer frente a este pensamento Luther apoiou-se na Carta aos Romanos. Nela o apóstolo Paulo escreve que “nem Abraão, com todas as suas obras, poderia se colocar diante de Deu”, uma vez que elas, as obras, não contam absolutamente nada. A questão era que Abraão tinha crido em Deus e essa atitude era suficiente para o alcance de toda graça, de todo o perdão. Ora, isso vale para todas as pessoas. Nós somos perdoados por causa da nossa fé e isso não depende se fazemos tudo certinho ou se cumprimos com a totalidade dos Dez Mandamentos. 

Uma pessoa desavisada poderia ouvir esta palavra e dizer: Aha! Então quem crê cegamente na Bíblia e a leva em conta de capa a capa é uma pessoa que cabe na proposta de fé luterana... Não é bem assim! Jesus nos esclareceu esta questão quando se voltou para certa mulher e disse: - Tua fé é grande! Por que Ele disse isso? Porque ela Lhe declinou a Credo Apostólico de cor, sem respirar? Nada disso! Aquela tal mulher era oriunda de Caná e lá as pessoas professavam um outro tipo de fé. A fé daquela mulher era grande porque pediu ajuda para sua filha que estava doente; porque se achegou a Jesus confiando que Ele poderia lhe ajudar; porque esperou que Jesus a ajudasse. Pode ser que sua filha nem tenha sido curada imediatamente. O fato é que ela creu que Jesus poderia ajudar sua família e sua filha; que Jesus poderia lhe fazer um bem. Essa foi a sua grande fé e Jesus a elogiou por causa da sua confiança em Deus.

Conclusão

Hoje, quase todas as pessoas que dizem crer em Deus, logo pensam no Credo Apostólico; nos relatos que brotam de dentro da Bíblia. Para a maioria de nós crer significa aceitar tudo o que é dito sem duvidar de nada! Essas duas palavras “fé” e “crer” se misturam com tanta facilidade que muita gente entende a fé como a petrificação de uma verdade que nos pode capacitar a nos colocarmos em pé diante de Deus. Jesus não entende a fé desse jeito. Crer é confiar que Deus nos ajuda; que Ele não nos deixará na mão quando a situação apertar; quando a vida terminar. É desta fé que nós podemos viver, calmos e consolados. Que boa descoberta esta de Martin Luther: O Justo viverá pela fé!
»Die Magd, die ihre Küche fegt, tut den Willen Gottes ebenso wie der Mönch, welcher betet. Nicht etwa deshalb, weil sie während des Fegens ein geistliches Lied singt, sondern weil Gott saubere Böden liebt. Der gläubige Schuster tut seine christliche Pflicht nicht etwa dadurch, dass er kleine Kreuze auf den Schuhen anbringt, sondern indem er gute Schuhe herstellt, und weil Gott an gutem Handwerk interessiert ist.« Martin Luther