SEMINÁRIO DE VISITAÇÃO NA PARÓQUIA DE ITOUPAVA CENTRAL:

Aconteceu no dia 15 de março de 2014, na Igreja do Salvador da Comunidade de Itoupava Central, o Seminário de Visitação ministrado pela Diácona Valmi Becker.

Sob o tema: Indo ao encontro... a Diácona Valmi relacionou a visitação com várias passagens bíblicas, que você pode conferir em Lucas, 1.68: Deus nos visita; Lucas 10.25-37: O bom Samaritano; Mateus 9.23-26: Ressurreição da filha de Jairo; Lucas 10.38-42: Marta e Maria; Lucas 19.1-40: Zaqueu; Mateus 8.14 e 15: A cura da sogra de Pedro; Mateus 26.17: A Ceia; Lucas 7.11-15: A viúva; II Coríntios 1.4: Consolo.

Pessoas que comungam a mesma fé, que têm normas e objetivos comuns, formam Comunidades que, unidas, constituem a Igreja. Se olharmos para Atos 2.42, percebemos que o sustentáculo de uma Comunidade Cristã é: o estudo da Palavra, a oração, a partilha e a comunhão.

Jesus deixa uma grande lição: "Ide e fazei discípulos" (Mateus 28.19) ou "Assim como eu vos fiz, façais vós também" (João 13.15).

Para o visitador ou visitadora, a empatia e a simpatia devem estar presentes. Além disso, há qualificações importantes que o visitador ou a visitadora devem ter: 
1) Fé Cristã atuante, vital, tolerante. Conceitos claros a respeito de Deus, Jesus Cristo, do ser humano, do mundo, da dor, do envelhecimento, da eternidade, da morte, etc.
2) Sensibilidade aos receios, às esperanças, às tensões e às  necessidades da pessoa visitada - empatia!
3) Objetividade em relação à enfermidade ou situação em que a pessoa visitada está vivendo. Liberto de preconceitos. Aceitar a pessoa como ela é.
4) Personalidade compreensiva, calorosa, amigável.
5) Integridade pessoal. Manter uma atitude que promova a confiança da outra pessoa (sigilo de confessionário).
6) Motivação: A visita deve sempre almejar o bem-estar do visitado. Livre-se de atitudes paternais ou maternais, egocêntricas, de obrigação ou de salvação.
7) Boa Apresentação: Não faça visitas quando não se sente bem.
8) Higiene mental. Tenha atitudes de tranquilidade. Evite o fatalismo e a tensão.

Diácona Valmi Becker.