AS NOVIDADES DA 18ª ASSEMBLEIA SINODAL DO VALE DO ITAJAÍ:

O pastor-presidente da IECLB abriu os trabalhos da 18ª Assembleia do Sínodo Vale do Itajaí




Na noite de sexta-feira, dia 25, iniciou a 18ª Assembleia do Sínodo Vale do Itajaí, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC). O pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich, dirigiu a pregação na Capela 12 Apóstolos, abrindo o ciclo de palestras sobre a temática “Vidas em Comunhão – vias e possibilidades da igreja nas cidades”.
O Pastor Dr. Nestor afirmou que este desafio é fundamental para a caminhada da Igreja. É necessário exercitar um jeito de ser igreja na cidade, onde busca-se fortalecer a missão que Deus confiou para o seu povo, mas também, a unidade e identidade no contexto urbano. “Nossa missão é fortalecer os laços comunitários, motivar as famílias a serem sal, luz e fermento neste contexto. Somando ainda, é necessário testemunhar a fé, com confiança e compromisso com o Deus ressurreto. Para isto tudo, nosso ponto de partida é a comunidade. Fé cristã não é um projeto pessoal, mas é um conjunto de filhos e filhas que abraçam a causa de Deus”.
O pastor-presidente acrescentou que é necessário olhar para a comunidade como um espaço fundamental onde as pessoas se encontram, se sintam seguras e acolhidas. A partir disto os luteranos podem fazer frente aos desafios, às tristezas e às adversidades do dia a dia. “Na cidade se concentra a contradição do ser humano, por exemplo: violência, medo, injustiça, mercantilização da fé, a depressão, desumanização e desvalorização. Precisamos reagir e definir qual é o nosso papel na cidade como Igreja Luterana. Qual é a missão que Deus confiou a nós? Quais os elementos para que como comunidade possamos restaurar a fé e a alegria na cidade?”
Por fim, o Pastor Dr. Nestor disse que Pastoral Urbana é um processo coletivo, que formará a própria identidade dos luteranos na cidade. Ele desafiou a trabalhar a pertença das pessoas nas cidades e não perdê-las. É preciso buscar as pessoas, interagir, conversar, construir, conhecer os membros. “Que possamos buscar a comunhão e ser ícone de presença que reflete o amor de Deus”.
A assembleia é o órgão máximo do Sínodo Vale do Itajaí. É composta de todos os presidentes das comunidades e paróquias. Somam-se ainda aos delegados, os ministros ordenados, membros do Conselho Sinodal e representantes dos setores de trabalho. Na assembleia são debatidos assuntos eclesiásticos, missionários, administrativos e contábeis. Além disso, neste ano ainda foram eleitas as novas lideranças que assumirão a gestão sinodal nos próximos quatro anos.

Da Paróquia de Itoupava Central estiveram presentes à Assembleia, as seguintes pessoas: Pastor Mauri Schlösser; Pastor Renato Luiz Becker; Presidente da Paróquia: Sra. Helga Knaesel; Presidente da Comunidade de Itoupava Central: Sra. Nadir Ineichen Voigt; Vice Presidente da Paróquia: Alcides Gieseler; Vice Presidente da Comunidade de Tatutiba 1: Sr. Lauro Fritzke; 2º Vice Presidente da Assembleia Sinodal: Sr. Gerson Gert Mantau e a Secretária da Diretoria da Paróquia: Sra. Ingelore Liesenberg.

Na ocasião, foram eleitos para Pastor Sinodal no período de 2015-2018, o atual Pastor Sinodal Breno Carlos Willrich e para Vice Pastor Sinodal: Siegfried Baade.




 Cerca de 200 representantes de Comunidades e Paróquias 
de nosso Sínodo Vale do Itajaí estiveram presentes no
culto de abertura da 18ª Assembleia Sinodal.

 A Diretoria do Conselho Sinodal e da Assembleia Sinodal.

 O grupo musical que animou os hinos durante o culto de abertura.

 Pastor Sinodal: Breno Carlos Willrich e
 Pastor Presidente da IECLB: Dr. Nestor Paulo Friedrich.


 Os representantes participaram ativamente durante a Assembleia.

 Pastor em. Friedrich Gierus fez a meditação do dia 26.04.2014.

Da esq. p/ dir.: Vice Pastor Sinodal atual Irineu Valmor Wolf,
Vice Pastor Sinodal eleito Siegfried Baade e
Pastor Sinodal Breno Carlos Willrich durante o
encerramento da 18ª Assembleia Sinodal do 
Sínodo Vale do Itajaí.