CULTO DE LOUVOR:

Aconteceu no dia 21 de agosto, na Igreja do Salvador da Comunidade de Itoupava Central, o Culto de Louvor. Muitas canções com o Grupo Liturgia e a mensagem do Pastor Renato Luiz Becker.

Leia abaixo, na sua íntegra a bela mensagem do Pastor Renato. Você está convidado(a) para pescar.

Vamos Pescar? Meditem comigo no verso de Lucas 5.5: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Abraços!
Jesus encontra um grupo de Pescadores no Mar da Galiléia. Sem perder tempo, dirige a palavra ao seu líder, Pedro: - Pega os teus homens, rema mar adentro e lança novamente as redes. Esta é uma tarefa simples para pescadores profissionais. Mas tem um problema. Eles já tinham tentado pegar peixes a noite inteira e todo mundo sabe que de dia não há nenhum cardume “dando sopa” nas águas. Além do mais o pessoal de Pedro estava cansadíssimo. Agora esse desafio de Jesus... Jesus não pede, Ele ordena: - Pega os teus homens, rema mar adentro e lança novamente as redes. O pescador Pedro reage: - Mestre! Ao dizer esta palavra Pedro já está reconhecendo Jesus; já está dando mostras que quer permitir a Sua ingerência, também na sua vida profissional. Pedro, diz: - Mestre! Nós “damos duro” durante toda noite e estamos aqui, “sapateiros”. Não pegamos absolutamente nada. Não tem sentido este Teu pedido, mas vamos lá; vamos fazer assim como Tu nos mandas. Assim, tudo o que precisava ser conversado, foi conversado. Dava para ler nos olhos dos pescadores que ninguém deles acreditava naquela proposta. É do sendo comum e da experiência daqueles profissionais que aquilo não pode dar certo. Muitas vezes é assim com as ordens dadas por Jesus Cristo. Sobre a Tua Palavra, porque Tu me pediste para fazer isso ou aquilo, eu vou fazê-lo.
De repente vocês já conhecem isso da sua experiência: Nós esperamos uma melhor oportunidade para agirmos, porque as circunstâncias não parecem ser favoráveis. O problema é que se ficarmos esperando muito tempo até que a situação fique propícia, então nunca começaremos nada de novo. Nós precisamos nos pôr a caminho, sairmos de dentro de nós mesmos. Nós precisamos crer antes de compreender tudo. Feito isso, aprenderemos o porquê da nossa fé.
O que é que aconteceu deste encontro de Jesus com Pedro no Mar da Galiléia? Confiança! Confiança na Palavra de Jesus. Foi com a confiança na Palavra de Jesus, mesmo contra a experiência vivida, que se iniciou a vida cristã. Ela inicia assim também nos dias de hoje para ti e para mim. Sem a confiança em Deus não acontece nada. Pedro ouviu a ordem de Jesus e essa seria a sua marca dali para frente: Ouvir o que Deus tem a dizer sobre todos os assuntos.
O teólogo Dietrich Bonhoeffer disse certa vez: Eu posso conhecer muito da Bíblia. Eu posso ir ao Culto todo o domingo. No entanto, se eu não fizer o que Jesus me pede, isso mostra que a minha fé não é lá estas coisas. Quase sempre é assim que, mesmo em situações complicadas, ainda nos cabe tomar atitudes. Pedro fez o que lhe foi pedido. Ele confiou na Palavra de Jesus e lançou as redes. Essa experiência foi muito boa para ele. A Palavra de Deus se cumpre. No Salmo 33.9 está escrito: - Deus fala e tudo se faz; Ele ordena e tudo passa a existir. Esse parece ser um princípio bíblico. Quando a pessoa ouve, Deus fala. Quando a pessoa obedece, Deus faz. Os milagres sempre são presenteados às pessoas que crêem.
Depois que os discípulos navegaram para dentro do mar; depois que eles lançaram as redes; depois que eles foram contra todas as suas pré-concepções, é que vivenciaram a pescaria que ficaria gravada na sua memória por toda a vida. E isso, porque ousaram lançar as redes sobre a Palavra de Jesus.