A Reforma na nossa vida!

A Reforma na nossa Vida!
Paulo sentia um “espinho na carne”, uma doença que ele precisava administrar diariamente... Quem de nós não tem problemas para resolver na área emocional, física ou espiritual? Para o apóstolo, aquela dor ininterrupta que ele sentia era um sinal de Deus; era um recado para ele não depender da própria força; era um jeito de ensiná-lo a ter fé; era uma maneira de lhe mostrar que a sua força estava na fraqueza.
Leiam a Palavra de 2 Coríntios 12.9 proposta para o Dia da Reforma: - “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Perceberam? Não nos cabe maquiar as nossas fraquezas com táticas de força. Cabe-nos, isto sim, confiarmos no poder de Deus, mesmo que estejamos experimentando dificuldade. Aqui cito Martin Luther: - “Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra!” É isso aí... Deus age quando menos esperamos!
Sim, Deus inverte os valores. Ele faz uma pessoa fraca ser forte. Vocês nunca ouviram testemunhos do tipo: - "Quando eu pensava que estava nas últimas, daí surgiu uma nova perspectiva, um momento novo." Por quê esconder nossas fraquezas? Mostra força quem aceita seus pontos fracos! Mais do que isso, uma pessoa consciente de sua fraqueza dá mais facilmente descontos para si e para os outros. Digo mais, é feliz quem convive com pessoas que não precisam se mostrar fortes.
A pessoa que sabe das suas limitações consegue sonhar aventuras além dos limites. Se quisermos experimentar a vida como ela é, então precisamos dialogar sobre os nossos lutos, sobre os nossos reveses e sobre as exigências excessivas, às quais somos submetidas e submetidos no dia a dia. Ousem dar nome às suas dificuldades e acontecerão milagres, reformas nas suas vidas – podem crer.
Como nominá-las? Ora, se você rói unhas, por exemplo, pergunte-se pelo por quê disso. Entenda o seu caso e, depois disso, tome uma decisão. Você não consegue falar em público? Reflita sobre o que pode estar bloqueando suas importantes contribuições. Dê um jeito de implodir estes bloqueios. Você não participa de algum fórum porque não gosta de uma ou um dos participantes? Descubra a razão disso e depois resolva o caso. Transforme, reforme sua vida. Deus ajudará, pois a Sua graça nos basta!
Quando nos sentimos fracos, aí sim é que nós experimentamos com mais intensidade a força de Deus. Na fraqueza nós não conseguimos mais lutar e é justamente aí que podemos depender de Deus; é justamente aí que experimentamos como Ele, gradualmente, nos levanta do pó; é justamente aí que percebemos o quanto Ele luta por nós. Quando formos conscientes da nossa fraqueza, daí então o Senhor se mostrará como a nossa força!
Notem que Martin Luther passou toda a vida tentando buscar a salvação, com base nas suas obras. Num certo dia ele descobriu que Jesus Cristo lhe presenteara o perdão. Para ele não foi simples se livrar daquela velha baboseira grudenta de querer negociar com Deus no sentido de que Ele o presenteasse com perdão por causa de seus méritos.
Entregar-se totalmente à graça pura e simples é um exercício que só se dá na Comunidade Cristã. Vocês não vão conseguir fazer isso a sós, “orando atrás do toco”. Nós só chegaremos a Deus se passarmos pelo Tribunal da Graça. Quem quiser buscar algum atalho vai se dar mal!


Pastor Renato Luiz Becker
31/10/2014