O NOSSO BAIRRO FAZ PARTE DESSE PACOTE!

O nosso Bairro faz parte desse Pacote! (Lucas 2.41-52)
Jesus nasceu, cresceu e se tornou um menino com doze anos de idade. Certo dia, Maria e José começaram a procurá-Lo no meio da multidão. É claro que aquilo não era um jogo de “esconde-esconde” como esse que se brinca com amigas e amigos. Pergunta daqui, pergunta dali, não é que encontraram o garoto cercado por escribas (pessoas muito estudadas) que lhe aplicavam um teste de conhecimentos. Pois o garoto se saiu bem na dita verificação. Ele mostrou ser um profundo conhecedor da Palavra de Deus. Sim, Ele sabia o que a Escritura Sagrada queria transmitir; Ele já desconfiava que o objetivo do Seu nascimento era glorificar a Deus, salvando as pessoas através de Sua vida; Ele já tinha clareza do que era necessário para cumpri aquela tarefa: amor e misericórdia.
Que coisa! Aquele garoto conseguia destrinchar os pensamentos complicados que se misturam na Bíblia. Aquele pré-adolescente tem o firme propósito de libertar todas as pessoas da escravidão do pecado. Sabe-se que, mais tarde, Ele até foi capaz de curar pessoas doentes do espírito e do corpo. Ah! Ele também sabia mexer com “fogo”. Houve um dia em que falou para muita gente num momento que foi denominado de Sermão da Montanha. Naquela oportunidade Ele acendeu a chama da fé em muitos corações. Essa chama continua se espalhando no meio dos povos; continua aquecendo o peito e coração de milhões de pessoas como tu e eu.
Jesus veio ser o nosso Guia. Sua tarefa? Conduzir-nos para dentro do Reino de Deus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6). Notem que Ele começou a colocar Sua proposta em ação no seio da própria família. Ele tinha clareza que, num primeiro momento, precisava mostrar esse caminho à Sua mãe e ao seu padrasto. O casal pergunta: “Por que você fez isso com a gente?” (Lucas 2.48) Você sempre se comportou tão bem e agora, aqui nesta festa, nos apronta uma destas! Qual é a Tua? O fato é que Jesus não convence apenas Maria e José do Seu chamado. Ele, com Sua morte e ressurreição, também convence os Seus irmãos que, em última análise, também não eram muito entusiasmados com Ele. Sabe-se que mais tarde esses Seus irmãos fizeram parte do círculo próximo aos discípulos.
Se nós fizermos a opção de segui-Lo, aprenderemos o caminho que leva ao Reino de Deus e, junto, também nos transformaremos em guias de outras pessoas. Quando isso acontecer, não serão apenas as nossas mães e os nossos pais; as nossas irmãs e os nossos irmãos; as nossas filhas e os nossos filhos; as nossas netas e os nossos netos; as nossas vizinhas e os nossos vizinhos; as nossas amigas e os nossos amigos; os nossos colegas e parentes que esperarão pela indicação da boa caminhada. Na verdade, assumiremos a responsabilidade de repartir o essa Boa Nova com todo o mundo: “Fazei discípulos de todas as nações – diz a Bíblia – e eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mateus 28.19-20) Ei pessoal! Vocês se deram conta da expressão “todas as nações”? O nosso Bairro faz parte desse pacote!

Pastor Renato Luiz Becker
03 de janeiro de 2015.