ASSEMBLEIA SINODAL EM ALTO BENEDITO. A NOSSA PARÓQUIA SE FEZ PRESENTE:

11/04/2015

Sínodo Vale do Itajaí realiza Assembleia Sinodal em Benedito Novo (SC)


No sábado, 11/04/2015, o Sínodo Vale do Itajaí realizou a 19ª Assembleia Sinodal. A Comunidade Serra São João, pertencente à Paróquia dos Apóstolos, em Benedito Novo (SC), acolheu mais de 200 delegados, entre ministros e ministras, representantes de comunidades, paróquias, setores de trabalho e funções sinodais. O tema da Assembleia partiu da proposta da temática do ano da IECLB: “Igreja da Palavra – Chamad@s para Comunicar”. A prédica-palestra foi conduzida pelo pastor Guilherme Lieven.
“Deus dialoga conosco. Ele sabe o que se passa conosco. Os nossos assuntos são de interesse de Deus. Quando verbalizamos, repassamos sentimentos. Porém, valorizamos demais nossos limites e temos dificuldade em compartilhar a nossa realidade de cruz. O tema do ano nos motiva a sairmos desta situação de isolamento. Quando repartimos crescemos com a percepção da grandeza de Deus. Cristo está no nosso meio e isso é comunicação de Deus conosco”.
Lieven afirmou que a IECLB chama para comunicar. Ele assinala que a pessoa cristã luterana tem muito o que falar. “Temos uma boa proposta e uma boa teologia. Guiados por Jesus podemos fazer melhor. Vamos falar da mensagem e não tentar ser a mensagem. Este tema é a oportunidade de falarmos e ouvirmos Deus, a partir do que somos. Não vamos viver para nós mesmos, enclausurados e mudos”, concluiu.
A partir da reflexão, os e as participantes trabalharam em seis grupos e puderam dialogar sobre aspectos do tema proposto, além de discutir assuntos contidos nos relatórios das paróquias, setores de trabalho, direção sinodal e tesouraria. A construção da sede sinodal também tomou um espaço importante das discussões. Nos grupos foi reafirmada a importância da obra. Enfatizou-se que a sede sinodal é a casa do Sínodo. Para a Assembleia, a obra precisa continuar e várias propostas foram elencadas para finalizar o projeto.
Uma moção foi apresentada e aprovada, cujo teor tem relação com a situação de ministros e ministras que necessitam se afastar por motivo de doença. A proposta seguirá como recomendação às paróquias do Sínodo e poderá ser discutida no próximo Concílio da IECLB.
A Assembleia ainda aprovou o balanço da Tesouraria, homologou o orçamento do Sínodo e aprovou a Mensagem às Comunidades. No próximo ano, a 20ª Assembleia Sinodal acontecerá no dia 2 de abril de 2016, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC).
O prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann; o secretário do Ministério com Ordenação da IECLB, pastor Marcos Bechert; e o presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Carlos Henrique Sacht, também participaram da Assembleia.
A nossa Paróquia de Itoupava Central esteve representado na Assembleia Sinodal pelos Ministros Pastores Renato Luiz Becker e Mauri Schlösser, pelas lideranças: Srs. Gerson Gert Mantau (presidente da Paróquia), Waldir Voigt (presidente da Comunidade Itoupava Central), Lauro Fritzke (vice-presidente da Comunidade Tatutiba 1), Alcides Gieseler (representante da Paróquia no Conselho Sinodal) e sra. Helga Knaesel (coordenadora de contribuição da Paróquia). Além destes, também o Ministro Pastor Dr. Osmar Zizemer (Comunhão Martim Lutero) e Ministro Pastor emérito Friedrich Gierus (representando o Centro de Eventos Rodeio 12).








.................................................................................


P. Guilherme Lieven é instalado durante o Culto da Assembleia Sinodal e assume pastorado no Centro de Eventos Rodeio 12:


Na oportunidade, durante o culto de abertura da 19ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, na Comunidade Serra São João, Paróquia dos Apóstolos, em Benedito Novo (SC), o pastor Guilherme Lieven foi instalado para assumir o campo de atividade ministerial no Centro de Eventos Rodeio 12. O ato foi presidido pelo pastor sinodal em exercício, Sigfrid Baade, e pelo secretário do Ministério com Ordenação, pastor Marcos Bechert, neste ato representando a Presidência da IECLB. Contou ainda com os assistentes, pastor emérito Friedrich Gierus e pastor Dr. Emilio Voigt.
Lieven foi instalado durante a Assembleia Sinodal realizado em Alto Benedito, na Comunidade de Serra São João, por se tratar de um campo extraparoquial, em parceria com os sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense. As atividades que serão exercidas em Rodeio 12 serão direcionadas aos ministros, lideranças de comunidades e setores de trabalho de ambos os sínodos. Os presidentes dos conselhos sinodais, Rubens Olbrisch e Carlos Henrique Sacht, do Vale do Itajaí e Norte Catarinense, respectivamente, também deixaram mensagens de apoio e otimismo por este novo desafio na história de Rodeio 12.
A pregação de Lieven foi dirigida para toda a Assembleia Sinodal e teve como tema “Igreja da Palavra – Chamad@s para Comunicar”. “Temos uma boa proposta e uma boa teologia. Guiados por Jesus podemos fazer melhor. Vamos falar da mensagem e não tentar ser a mensagem. Este tema é a oportunidade de falarmos e ouvirmos Deus, a partir do que somos”.
O pastor Guilherme nasceu em Teófilo Otoni (MG) e tem 56 anos. É casado com Norma Krüger Lieven e tem três filhos: César (33), Sandra (32) e Raquel (26). Em 1977 iniciou os estudos em Teologia, na então, Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo (RS). Foi ordenado ao ministério pastoral em 1987. 
Atuou na Paróquia de Santa Helena (PR), entre 1982 e 1984. Na sequencia assumiu a Comunidade em Boa Vista (RR). Entre 1990 e 1993 foi pastor na Paróquia Norte (RJ). De 1993 a 2000 assumiu a Paróquia em Vitória (ES) e na sequência foi pastor na Paróquia do ABCD (SP).
Entre as funções extraparoquiais, entre 2007 e 2014 foi pastor sinodal do Sínodo Sudeste; entre 1988 e 1990 foi pastor-coordenador da Juventude Evangélica da ex-5ª Região Eclesiástica da IECLB; e ainda atuou como vice-pastor distrital, no Distrito do Rio de Janeiro (RJ), e representou a IECLB em diversos organismos ecumênicos.