Texto de reflexão do Pastor Renato: A Corrupção...


01.06.2015
A Corrupção!
Depois de uma gripe prostrante; depois do Mensalão; depois do Petrolão e depois do Fifão, confesso que não resisti. Eis aqui uma pequena visão de como a Bíblia vê a corrupção.
Certa vez o filósofo, escritor e matemático, Georg Christoph Lichtenberg escreveu que “estranhava o fato das pessoas exalarem felicidade enquanto lutavam por sua fé, mas não demonstrarem a mínima vontade de viver de acordo com as suas máximas. Hummm...
A corrupção é uma doença que ataca todas as nações, sejam elas pequenas ou grandes; pobres ou ricas. Vaí daí que toda a humanidade deveria combatê-la com toda a energia disponível. A corrupção, esse vírus que sempre existiu, é o mais duro de ser combatido.
A palavra “corrupção” vem do Latim: “corruptus”. Antigamente esta palavra era usada como sinônimo de “pecado”. Na verdade, a luta contra essa “doença global”, que ataca o corpo da sociedade, é uma das tarefas mais importantes das Igrejas, e isso em cada país.
Em Êxodo 23.8 se lê: “Não aceite dinheiro para torcer a justiça, pois esse dinheiro faz com que as pessoas fiquem cegas e não vejam o que é direito, prejudicando assim a causa daqueles que são inocentes.” Aqui, no antigo Livro da Lei de Israel, se lê este recado que resume o Mandamento de Deus. Aqui neste verso bíblico se pede que os denunciantes; que as testemunhas e que os juízes não sejam corruptos. Na jurisprudência se faz distinção entre o que é “presente” e o que é “suborno” (sachod). Está proibida a corrupção passiva e também a ativa.
No Antigo Testamento a palavra hebraica mais importante para “corrupção é “sochad”. Existem outras como “baetza” (lucro indevido) e “kopaer”. Se quer que denunciantes, testemunhas e juízes não caiam nesta tentação. Quando se quebra a verdade acontece a corrupção (Êxodo 18,21). Ela, a corrupção, é como um ferimento grave e purulento na relação da mulher e do homem com Deus. Aos olhos do profeta “sochad” significa a quebra do bem maior da comunidade e também o afastamento de Deus.
O profeta Samuel, no seu discurso de despedida, deixou claro que não tocou a mão em dinheiro corrupto. (1. Samuel 12.3) Já seus filhos não agiram assim e se deixaram corromper (1. Samuel 8.3). Vontade de lucrar mais e mais é a mãe da corrupção. O profeta Isaías (Isaías 56.9-12) chama a atenção das lideranças comunitárias que elas só têm interesse de “buscar os seus interesses escusos”. Deus põe a mão na moleira do povo de Israel por causa da sua culpa quando o assunto é lucrar, lucrar, lucrar... (Isaías 57.17). Eis aqui a escada da corrupção: Ela começa nas pessoas mais poderosas, envolve as mais medianas e, por fim, infecciona todo o povo.
Pelo fato do povo de Israel ter reconhecido o mal que a corrupção pode causar, foi que os seus líderes alertaram os povos vizinhos. Sim, Israel os chama a ajudar no enfrentamento desses novos desafios que se mostram. Essa importante informação já precisa acontecer na educação das crianças. Os sábios israelenses aprenderam dos egípcios que a “corrupção dos juízes “espezinha” os pobres. Tais atitudes implodem a sociedade. Por isso, leia-se Provérbios 29.12: “Quando um governador dá atenção a mentiras, todos os seus auxiliares acabam se tornando maus.” O justo juiz, por outro lado, é abençoado (Provérbios 29.14).
As mais importantes virtudes comunitárias são generosidade, tolerância e humildade. (Provérbios 25.21) Onde estes valores são vividos dentro da sociedade, morre a corrupção. O “corrupto” passa a ser escanteado (Provérbios 11.30). Na Lei do Antigo Testamento (Thora) está escrito que “um homem justo é o exemplo para os jovens” (Provérbios 12.1). Quem quiser encontrar o caminho reto na vida, precisa ter olhos de águia e uma consciência clara e crítica.
A corrupção sempre acontece entre duas ou mais pessoas. Em termos éticos daria para se dizer que a corrupção é um pecado social. Sigilo, fraude e engano é sua marca registrada. No geral, as pessoas corruptas têm muito poder. Poder para influenciar as decisões; poder para inventar novas leis; poder para legalizar suas ações corruptas. Esta é a forma mais antiga e mais avançada da justificação. Não “justificação somente pela graça”, mas pelo Seu próprio poder!
Os sinais da corrupção são iguais em todo o mundo. Ela existe nos setores abertos e privados; em países pobre e ricos. Ela inclui suborno, extorsão, influência indevida, nepotismo, fraude e fundos escusos para os processos de certos membros do governo que precisam de ajuda financeira. O Antigo Conselho dos Anciãos de Israel foi um símbolo bíblico de resistência contra a corrupção. Também havia um e outro ancião corrupto. (Isaías 1.21-26). Em Jeremias 22.13-16 observamos o resultado disso. Corrupção é roubo. O “rei”, na concepção de Deus, pratica a justiça (Salmo 15.5).
A causa da corrupção é o “desejo” (hamad) (Êxodo 20.17). Tanto o desejo sexual como o desejo ganancioso material têm a mesma raiz. As pessoas corruptas sempre têm consigo uma coleção de armadilhas prontas para o uso (Jeremias 5.26). Os corruptos fazem seus negócios no escuro. Eles meditam o mal nos seus leitos. Na sua luxúria eles saqueiam os campos e as casas. Eles também praticam a violência contra o homem e sua casa; contra os proprietários e suas posses (Miqueias 2.1-2; 3.1-4). Os corruptos corrompem o que bom (Gênesis 1.31). Idéias obtusas comandam suas vidas.
A corrupção é uma ação contagiosa que afeta o habitat dos povos. Uma vez que o coração humano está caído, a criação tende a cair também. A pessoa sem Deus está contaminada pelo pecado e daí que ela só se alimenta do pão da impiedade; que ela só mata sua sede com o vinho da violência (Provérbios 4.17). As consequências da corrupção são sentidas até na cadeia alimentar: “Eles vão comer o pão em luto e beber a água com horror... As cidades habitadas serão devastadas, e a terra se tornará em desolação" (Ezequiel 12.19-20).
Resumindo: A corrupção é o pior pecado que pode existir. Levemos em conta o texto de Êxodo 23.8 “Não aceite dinheiro para torcer a justiça, pois esse dinheiro faz com que as pessoas fiquem cegas e não vejam o que é direito, prejudicando assim a causa daqueles que são inocentes.”