GRUPO PÉROLA FAZ RETIRO EM POMERODE:

Lideranças Femininas ou Pérolas?

O Grupo de Mulheres Pérola da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itoupava Central – Blumenau (SC) retirou-se, nos dias 25 e 26 de junho, para trabalhar o tema “Liturgia: Sons, Cores, Aromas e Sabores!”

Quem foi a nossa assessora? Ora, a Diácona Vivian Bayer Trentini, de Santa Cruz do Sul (RS). Suas falas iam invadindo os nossos corações, enquanto nós, na Casa de Retiros Pommerland, em Pomerode (SC), refletíamos e convivíamos como poucas vezes tivemos oportunidade.

No sábado pela manhã, a Diácona Vivian abriu os trabalhos deixando claro que o Culto Cristão é o encontro da Comunidade com Deus. Que o Culto que celebramos acontece por iniciativa de Deus e que Ele, Deus, é quem dá o primeiro passo na nossa direção. Deus, no Culto, se coloca à disposição de quem ali está – explanou a assessora.

Para a Diácona, a Liturgia é o conjunto de elementos e formas, através dos quais acontece o encontro da Comunidade com Deus. Vai daí que a forma do Culto facilita a participação consciente das pessoas; que ela ajuda aquela e aquele que estão presentes no Culto a se ambientarem no mesmo.

Na tarde de sábado nos entregamos de corpo e alma à confecção de velas. Esta Oficina foi planejada para que cada participante pudesse ter a oportunidade de aprender produzir velas artesanais e isto, com a finalidade de utilizar as mesmas nos Cultos, nas Celebrações e nas Reuniões dos Grupos da Comunidade. O encantamento com os resultados obtidos foi total. As velas ficaram lindas e únicas.

Durante os trabalhos foi brotando uma motivação: O Grupo de Mulheres Pérola poderia confeccionar velas para atender a demanda da Comunidade e, por que não, para também serem comercializadas. Não vamos mais gastar dinheiro na aquisição de velas, nós mesmas vamos confeccioná-las - foi esta a intenção que invadiu o coração de cada uma de nós.

E veio o domingo. Já na primeira hora a Assessora elaborou uma Celebração com todo o grupo. Nela, todas nós participamos ativamente. A Liturgia foi acompanhada pelas musicistas presentes. Mexeu conosco o fato de que os conteúdos dos hinos tocados e cantados nos conduziram à reflexão e à oração. Sim, foram momentos de profunda espiritualidade que vivemos naquela Comunidade.

Na avaliação ficou claro que este Retiro fortaleceu nossos vínculos, aproximou-nos mutuamente, favoreceu a convivência, promoveu conhecimentos, estabeleceu compromissos com a fé cristã e nos incentivou a andar conforme a Palavra de Deus.

Mais do que isso... Nesses dois dias de convívio, nós aprofundamos amizades e, junto, o cuidado uma para com a outra. O fato é que saímos do 2º Retiro do Grupo de Mulheres Pérola, gratas pela boa assessoria e pelo tempo que nos presenteamos. Foi muito bom. Agora, enquanto aplicamos o aprendizado, vamos esperar pelo próximo Momento, em junho de 2017.

Diácona Valmi Ione Becker